7 dicas para fazer um bom processo seletivo na sua empresa

E aí galera! Beleza?
Dizem que o maior ativo das empresas são as pessoas, pera lá! Está quase certo. Na verdade, o maior ativo das empresas são as pessoas certas.
Fazendo uma analogia da sua empresa com um barco, imagine que dentro dele existam pessoas que remem para um lado e outras que remem para outro, vai ser um pandemônio. Seu barco não sairá do lugar ou tomará rumos inimagináveis.
Ter pessoas que remem na direção apontada pelo líder e assumam responsabilidades é extremamente importante, pois não importa o rumo dado ao barco, desde que todos remem em conjunto.
A gente entende que pequenas empresas não contam com um departamento de RH (Recursos Humanos) estruturado e com processo seletivo bem definido.
Na maioria dos casos, o próprio dono ou alguém não especializado da equipe assume a tarefa de planejar ações para realizar o recrutamento, seleção e contratação de novos integrantes do time. A partir desse momento começam a surgir os problemas.
Considerando que contratar e demitir são procedimentos muito custosos e ainda causam um grande desgaste dentro de um negócio, tem que se ter em mente que escolhas impensadas ou com pressa, devem ser evitadas.
Mas não pira não. Vamos te ajudar com 7 dicas para melhorar seu processo seletivo para que você tenha profissionais engajados e de qualidade no seu time:
1. Defina o perfil da vaga do seu processo seletivo
Parece bem óbvio essa questão, não acha? Mas é ai onde começam todos os erros. Aposto que você já deve ter visto descrições de vaga que pedem até a alma do candidato. Acredite, é impossível ter todas as habilidades do mundo. Seja realista e coerente na escolha do perfil do profissional para a vaga e não abuse das habilidades necessárias.
Algumas perguntas podem te ajudar nessa questão, então pense:
- Que tipo de profissional estou procurando?
- Quais as habilidades técnicas e emocionais estou precisando que ele tenha?
- Qual atividade ele deverá realizar?
- Quanto de experiência no mercado de trabalho deve ter?
- Que nível escolar será exigido?
- Que qualidades serão essenciais para uma pessoa conquistar essa vaga?
2. Pense no processo seletivo
Se sua empresa não possui um setor de RH, desenvolver um processo seletivo coerente é uma questão bem complicada.
Quem nunca? Quem nunca passou por um processo seletivo onde as fases do processo não ficaram claras? Será que vou ter que voltar amanha? Será que vou receber uma ligação? Vai ser por e-mail o novo contato?
Convenhamos que passar por um processo seletivo desorganizado pega muito mal para a empresa e você pode acabar perdendo uma pessoa talentosa por conta disso.
Nosso tempo é precioso, então, ter um processo seletivo bem definido e organizado faz toda a diferença. Se você tem, ótimo, se não tem, observe alguns pontos que devem ser observados:
- Quantas e quais serão as etapas do processo?
- Será realizado alguma prova prática?
- Você será o decisor ou o candidato precisará passar por uma entrevista com mais alguma pessoa?
- Quais serão as perguntas realizadas durante a entrevista?
3. Saia do normal, busque pessoas nas redes sociais
Nem só de “Catho” vive o homem.
Muitas vezes quando queremos selecionar candidatos, pensamos apenas em buscar currículos em lugares como a Catho ou qualquer outros sistema de banco de currículos.
Com a popularização da internet é impossível ignorar as Redes Sociais. O linkedin por exemplo é uma excelente rede para buscar candidatos e ter uma visão completa de toda a vida profissional deles.
No perfil do usuário é possível ter informações acadêmicas, experiências profissionais, habilidades pessoais e linguísticas, recomendações de empresas em que o profissional trabalhou, artigos postados por ele, um verdadeiro raio-x da sua vida.
O facebook e twitter contribuem para entender um pouco sobre o comportamento do seu candidato. Além de ajudar a identificar comportamentos ofensivos, preconceituosos e desrespeitosos, poderá te fornecer informações valiosas para identificar se haverá ou não alinhamento com a cultura da sua empresa.
4. Filtre os currículos
Sabe a famosa frase: A primeira impressão é a que fica? Isso também funciona para o currículo do candidato.
O currículo é a porta de entrada e com toda certeza, a primeira forma de contato que ele terá com sua empresa. Se o currículo do candidato está desatualizado, mal redigido e até com erros de português, imagine como será a persona do seu candidato.
Uma coisa bastante normal é a famosa enfeitada no pavão! Muito cuidado com o que você lê e o que realmente é, por exemplo: Se o cara diz que é Captador junior de recursos higiênicos e alimentícios para uso e consumo final, ele simplesmente está dizendo que fazia compras no mercado mundial. rs
Dá só uma olhada nesse vídeo da porta dos fundos, muito bom.
Analise criteriosamente cada currículo e faça anotações sobre os pontos que identificou ser mais relevante, e durante a entrevista busque sempre entender a fundo o que foi apresentado para você.
5. Fale a verdade, nada além da verdade
Ser transparente e verdadeiro é peça fundamental para o início de uma relação duradoura. Deixe bem claro as atribuições da vaga, inclusive salário e a questão de benefícios que a empresa oferece. Não prometa nada que você não possa cumprir. Resumindo não enfeite o seu pavão.
É necessário deixar claro para o candidato os valores e cultura da empresa. Dessa forma você está comunicando claramente o que você espera do seu candidato.
6. Valorize as qualidades emocionais dos candidatos (Soft Skills)
Já foi provado cientificamente que é mais fácil ensinar um colaborador as habilidades técnicas (hard Skills) do que habilidades emocionais (Soft Skills).
De acordo com a consultoria global Gartner, as soft skills são habilidades transversais como pensamento crítico, solução de problemas, conhecimento de negócios, facilidade de comunicação e sensibilidade, importantes ingredientes do perfil do profissional da nova era.
Um candidato pode ser muito bom tecnicamente, mas se não possuir um bom controle emocional pode em algum momento de tensão ou estresse desestabilizar toda a equipe. Priorize candidatos que tenham habilidades emocionais para manter-se equilibrado nos piores momentos.
7. De Feedback
A pior coisa do mundo para quem está procurando uma colocação ou recolocação no mercado é conseguir entrar em um processo seletivo e receber aquela famosa informação: Entraremos em contato.
Contato esse que nunca acontece!
Durante o processo seletivo, a cada fase ultrapassada, cria-se uma expectativa gigantesca por parte do entrevistado. Perguntas do tipo, será que vou ser aprovado?, será que me saí bem na prova prática?, ficam na cabeça dele até que consiga uma resposta da empresa.
Dar um feedback, seja ele positivo ou negativo é importante para o candidato e também para a empresa.
Além de humanizar o processo e estabelecer uma conexão de importância com o candidato, dará a oportunidade dele se preparar melhor para a fase posterior, ou uma entrevista para outra empresa.
Um processo de seleção arrojado, que avalie tanto os aspectos técnicos quanto os emocionais irá te ajudar a contratar colaboradores engajados com a cultura da sua empresa, dispostos a vestir a camisa e participar ativamente com seu time.
E ai gostou? Siga as nossas 7 dicas para fazer um bom processo seletivo na sua empresa e aproveite.