6 dicas para sua empresa ter mais lucro

No Brasil, onde a burocratização estatal faz parte da vida de cada empresário, abrir uma empresa é ultra mega power desafiador e, para mantê-la dando lucro, é ainda mais mega power complexo!
Para ter um negócio é preciso ter controle. E eu nem estou falando de controle emocional, porque esse, precisa muito!! rs. É necessário muito controle para se ter um negócio rentável, onde aumentar o lucro não depende somente do crescimento das vendas, mas também de uma boa gestão.
A diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa é muita dedicação e paciência. Thomas Edson já dizia que a genialidade é composta de apenas 10% de inspiração e 90% de transpiração! Então prepare-se para transpirar bastante e ter mais lucro.
Apesar de todas as dificuldades, é possível potencializar seu negócio com algumas dicas infalíveis, que veremos aqui neste post:
1. Defina e conheça para quem você vende
Definir para quem você irá vender, é peça fundamental para fazer o seu negócio alavancar! Quando definimos e conhecemos nosso público, conseguimos identificar exatamente as suas dores e como saná-las. Isso potencializa e refina a nossa comunicação com o publico alvo, evitando queimar cartucho com quem não vai comprar sua solução. Quanto mais conversão nós temos, mais lucro obtemos!
2. Pergunte-se o que você faz de diferente
Como se diferenciar do seu concorrente que vende o mesmo produto e as vezes até por um preço mais baixo? O que faz o público comprar na minha empresa e não no meu concorrente? Se você nunca se perguntou isso, está na hora de rever seus conceitos e começar a pensar em um diferencial para o que está vendendo ou pretende vender.
Um dica importante que eu posso dar é que QUALIDADE não é diferencial, qualidade é OBRIGAÇÃO. Se você acha que seu diferencial é qualidade, está caminhando na direção errada!
Empresas que tem um diferencial de mercado tem muito mais chances de se destacar e, assim, conseguir mais clientes, converter mais e ter mais lucro. Por mais que você confie no seu negócio, é preciso ter bom senso e avaliar o que você pode entregar a mais para o seu cliente além da qualidade do produto ou serviço.
Faça essa avaliação, e a partir daí você poderá ter novas ideias para ter algo diferenciado no mercado e se destacar da concorrência aumentando suas vendas.
3. Tecnologia é necessário, otimiza os processos e gera lucro
É de extrema importância investir em tecnologia para facilitar as análises dos resultados e a partir daí ter uma tomada de decisão assertiva.
Por mais que você goste de planilhas e até mesmo do caderninho, é praticamente impossível conseguir aumentar o lucro e fazer com que ele cresça se você não investir em tecnologia. É uma realidade ativa nas empresas e quem não acompanha fica de fora, acaba perdendo espaço para a concorrência.
Um sistema de gestão ajuda a integrar o processo do seu negócio e como consequência ajuda sua empresa a reduzir custos e aumentar sua margem de lucro.
4. Reduza custos em conjunto com seus colaboradores para gerar mais lucro
Você alguma vez perguntou aos seus colaboradores, como eles poderiam ajudar na redução de custos? As vezes, escutar de outras pessoas que tem posicionamento e visões diferentes pintam ideias excelentes, além de fazer pessoas pensarem, elas se sentem parte de um projeto.
Agora, se você quer deixar a idéia de cima mais TOP, tente premiar quem tiver a melhor solução para redução de custo na empresa! Pessoas gostam de reconhecimento. Um ingresso de cinema, um almoço em um lugar legal, um bom vinho, pequenas coisas que farão a diferença na hora do engajamento. Só não vá dar vinho para quem não bebe, ingresso de cinema para quem não gosta de filmes!! rs. Aproveite isso para conhecer a sua equipe.
Diminuir gastos ajuda a melhorar o preço do seu produto e deixá-lo mais competitivo com o mercado. Reveja alguns planos que sua empresa aderiu e que não são muito utilizados como: um plano de internet com velocidade bem acima do que é utilizado ou telefonia. Reveja também as compras para o seu estoque, será que está sendo feito compras em excesso e o produto está muito tempo parado? Sabemos que estoque parado é dinheiro parado.
Analise e deixe sua empresa com suas reais necessidades para não ter impacto negativo no final.
5. Preço de Entrada + UpSell
Então vamos lá… Que P#rra é essa? O upsell é uma técnica de vendas que consiste em oferecer uma segunda oportunidade de compra ou até mesmo melhorar a compra inicial do seu cliente. As empresas que fazem isso com muita frequência são as operadoras de TV por assinatura, enchendo o seu saco todos os dias, tentando vender aquela sequência de canal do Telecine!
A estratégia de preço de entrada + Upsell funciona pra caceta, mas é algo mega ultra power hardcore pra se fazer e requer um certo conhecimento sobre a margem de contribuição de seu produto ou serviço.
Nessa técnica você deve baixar o preço do seu produto ou serviço, levando a margem de contribuição próximo ao zero. Algumas empresas praticam a margem de contribuição no zero para isso!
Criando um preço de entrada bastante competitivo, você consegue atrair mais clientes para comprar o seu produto ou serviço! Após a concretização da venda, entra em jogo a estratégia do famoso UpSell, que deve ser oferecido ao cliente novos produtos ou serviços, com margem de contribuição bem mais vantajosa para a empresa.
Você deve estar se perguntando: Se é só isso, então por que é uma estratégia mega ultra power hardcore? Calma, vou explicar…
Imagine que você faça a venda do seu produto com a margem de contribuição perto do zero e depois de 3 meses, ninguém entra em contato com aquele cliente para realizar a estratégia do UpSell? Ai você se ferra, porque vendeu um produto com margem de contribuição zeroooooooooooo! Todos precisam estar envolvidos nessa estratégia para fazer dar certo!
6. Tenha valores fixos para retirada dos sócios
Um ponto delicado e problemático em muitas companhias diz respeito a retirada dos sócios. Retirada de valores superiores a capacidade do negócio e, ainda por cima, não registrados na contabilidade, tende a acontecer, na maioria das vezes, nas micro e pequenas empresas nas quais as contas pessoais dos empreendedores não estão separadas de forma clara das contas empresariais. Neste post aqui esclarecemos como você pode definir a sua retirada!
Algum tempo atrás escrevemos um post de como separar as contas da empresa com as contas pessoais, dá uma olhada também:
Essas são algumas dicas para que sua empresa consiga ter mais lucro. Mãos a obra, e vamos aumentar a lucratividade! $$$