7 dicas para sua empresa sobreviver durante a crise

Diante da crise que estamos vivendo, muita empresas precisam se adaptar e buscar novas forma de se estruturar para conseguir sobreviver durante a crise tendo em vista a pandemia da COVID-19.
O momento é de guerra e enfrentar essa crise não vai ser uma tarefa fácil. É necessário se reinventar e adaptar-se ao momento, definindo estratégias que possam ajudar a enfrentar essa nova realidade.
Agora não é hora para chorar ou reclamar, precisamos colocar mão na massa. Mais do que nunca é preciso racionalizar os problemas e planejar formas de enfrentá los adequadamente, fazer um bom planejamento de curto prazo neste momento será o diferencial.
Pensando em como ajudar a definir os métodos de enfrentamento, escrevemos essas 7 dicas super valiosas que vão ajudar a sua empresa a enfrentar essa e as próximas crise que podem surgir.
Continue a leitura e descubra quais são melhores para o seu negócio.
1- Seja otimista
Você que transformou seu sonho em realidade através de seu negócio, entende bem de lutas e conquistas, essa é só mais uma das batalhas que precisa encarar, e vai vencer!
Fique firme e sempre que precisar busque ajuda, tanto em seu meio quanto em outros nichos. a palavra de ordem do momento é colaboração.
Fizemos um Webinar muito top sobre como dar inteligência as emoções durante o período de crise, confere ai em baixo.
2- Seja transparente com seu time
Dizem que o maior ativo das empresas são as pessoas certas. Então… é quase isso. Aqui na Acedata, costumamos dizer que o maior ativo das empresas são as pessoas certas no lugar certo!
Portanto ter as pessoas certas, respeitadas e motivadas no seu time fará toda a diferença neste momento de crise. Seu time é o front de batalha, que estará disposto a matar ou morrer pela sua empresa, e nada mais justo do que mantê-los informados sobre a realidade da empresa e como ela irá reagir e enfrentar a crise.
Não adianta ignorar, omitir ou mentir sobre tudo que está acontecendo, a internet possibilita que tudo seja instantâneo. Não deixe que seus colaboradores saibam por terceiros o que está acontecendo, antecipe-se e deixe sempre tudo muito claro, logo você terá um time alinhado ao seu lado, e, pronto para batalhar qualquer batalha.
Esses artigos abaixo vão te ajudar a tornar seu time pronto para batalhar ao seu lado:
3- Fique atento às oportunidades que a crise traz.
Durante as crises aparecem muitas oportunidades de negócio, fique atento a elas!
Para aproveitar as oportunidades que a crise pode oferecer, é necessário estar atento e utilizar de toda a sua criatividade quando procurar novos nichos para o seu negócio.
Portanto a sua criatividade será testada mais do que nunca. É preciso buscar alternativas de inovação e sair da sua zona de conforto.
Parece meio clichê não é? Mas você sabia que na crise de 2008 surgiram diversas startups que hoje são empresas avaliadas em bilhões de dólares? Veja 3 exemplos que podem aguçar sua criatividade:
Airbnb
Criada em agosto de 2008 por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, a Airbnb une pessoas com espaços disponíveis – seja um quarto, um apartamento ou uma casa – e viajantes que precisam de acomodação por um determinado período de tempo. Fazendo uso da economia compartilhada para mexer com o mercado hoteleiro, a startup está avaliada em US$ 25,5 bilhões.
Github
A plataforma de criação de softwares Github permite que várias pessoas trabalhem simultaneamente no desenvolvimento de um mesmo programa. Um dos diferencias da startup é que ela oferece um lado social, para que o usuário siga projetos do seu interesse. Avaliado em US$ 2 bilhões, o Github foi criado no início de 2008 por Chris Wanstrath, PJ Hyett e Tom Presont-Werner.
Uber
O Uber está avaliado em US$ 65 bilhões. O aplicativo oferece serviço semelhante ao dos taxis tradicionais, mas com valor reduzido e atendimento diferente. Criado em março de 2009 por Garrett Camp e Travis Halanick, o Uber atualmente está implantando a oportunidade de o usuário escolher por uma “carona compartilhada”, na qual divide o carro com outras pessoas que estejam indo para o mesmo lugar que ele. A novidade diminuiria em até 40% o custo da viagem e, no Brasil, só está disponível para a cidade de São Paulo.
4- Controle tudo que entra e tudo que sai
No artigo anterior falamos bastante sobre a importância de um controle efetivo do seu fluxo de caixa, estou tocando novamente no assunto porque é importante de verdade.
Novamente, você não controla o que não conhece, e para conhecer precisa registrar.
Em tempos de falta de recursos cada centavo conta (sem exageros), registre tudo e descubra onde o seu dinheiro está sendo aplicado, e como pode adequar os seus custos e rendimentos ao momento atual.
Recomendamos 4 artigos que escrevemos sobre fluxo de caixa:
- Dicas para estruturar um bom fluxo de caixa
- O fluxo de caixa e sua importância
- O seu caixa é o Rei
- Como separar as contas da empresa das contas pessoais
5- Revise seus processos
Em tempos de crise os processos precisam ser menos burocráticos e mais simples do que nunca.
Revise os processos administrativos, produtivos e financeiros, e corte qualquer processo que não tenha resultado efetivo e que gere um custo que possa impactar negativamente o resultado de seu negócio.
Nesse momento menos é mais.
Veja também:
- Como automatizar os processos financeiros na minha empresa?
- 5 Ferramentas de produtividade para o home office
6- Foque no diferencial competitivo do seu negócio e aumente as suas vendas
O que é diferencial competitivo?
Diferencial competitivo é uma ação, ou um conjunto delas, que dá à empresa uma posição de exclusividade frente os concorrentes. Como o próprio nome indica, significa desenvolver uma estratégia para se diferenciar dos demais atores de um mesmo mercado, oferecendo ao cliente uma vantagem.
Identifique qual é o diferencial da sua empresa, aquilo que ela entrega que nenhuma outra faz igual. Isso com certeza irá te ajudar a posicionar-se com relevância diante do seu mercado, mas o diferencial precisa resultar em algo significativo para sua persona e não para sua empresa.
Portanto descubra o que o seu cliente precisa, e como o seu produto/serviço pode atender a essa necessidade, e a melhor maneira de fazer isso é tabulando dados. Se a sua empresa não possui nenhum dado que pode te ajudar nisso, simplesmente pergunte para ele.
Entender de fato o que e como o seu produto/serviço resolve a dor do consumidor é tarefa principal nessa jornada.
Assim você consegue superar a concorrência entregando algo que só o seu negócio proporciona.
7- Faça barulho nas redes sociais
Durante a pandemia causada pelo COVID-19, diversos segmentos de mercado estão com as atividades temporariamente suspensas. Aqui no Rio de Janeiro, mais precisamente na capital, no dia 18/03, as atividades do varejo nos shoppings foram impedidas de funcionar por recomendação do governador Wilson Witzel.
Então se a sua empresa está com o meio físico fechado, e não está na internet e tão pouco nas redes sociais, você está perdendo bastante vendas para o seu concorrente. Isso mesmo! Está deixando dinheiro na mesa.
Números das Redes Sociais
Segundo estudo publicado na 4ª edição do NuvemCommerce em 2018 – Relatório Anual de comércio eletrônico da Nuvem Shop, as redes sociais foram responsáveis por cerca de 21% de todas as transações geradas por meio eletrônico. Além disso, oito em cada dez visitas e uma em cada quatro vendas foram geradas por meio destes canais, especialmente via Instagram e Facebook.
O Instagram foi o grande campeão em vendas e representou 59% das transações, enquanto o Facebook ficou em 37%, o Youtube em 3% e o Pinterest em 1%. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo o Sebrae, esta é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas.
A pesquisa revelou também que 47,9% dos e-commerces percebem o aumento de visitas e vendas quando utilizam as redes sociais de maneira orgânica para divulgação, mas 40%, apesar de utilizar as redes, ainda não têm esta percepção. Ademais, 10,3% não utilizam as redes sociais para esta finalidade, mas pretendem empregar esta estratégia no futuro. Por fim, apenas 1,8% não se interessa pela utilização desses canais como estratégia de vendas.
Faça alguma coisa!
Não é preciso ter um e-commerce para vender pela internet, basta criatividade para inovar, sangue nos olhos e muita dedicação. Seu meio físico está parado e não sabemos até quando, então, tempo não pode ser uma desculpa para você.
Lembre-se: Melhor feito do que perfeito!
Vou deixar aqui em baixo um curso gratuito sobre como gerar leads para o seu instagram, do nosso cliente Gustavo Mota, CEO da We Do Logos e M8X:
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Conclusão
Enfrentar crises como essa não é tarefa fácil para ninguém, uma crise é, como a sua própria definição já diz, uma alteração não desejada em algum evento ou acontecimento.
Se a crise é uma alteração indesejada, precisamos direcionar nossas forças para reverter esse quadro.
O esforço que se faz para superar esses momentos, pode não só salvar o seu negócio, mas também o direcionar a uma nova forma, um novo modelo, pode transformá lo em algo muito melhor do que era antes.
A crise pode ser a sua oportunidade de mudar, pense nisso!

Jennifer Christine
Assistente Contábil na Acedata Contabilidade. Sou formada em Contabilidade pela Mackenzie Rio e Gestão Financeira pela 4Blue. Apaixonada por finanças desde pequeninha e amante da Contabilidade Gerencial como forma de dar vida às empresas.