Como implantar uma boa gestão de benefícios na sua empresa?

Sabe aquela famosa frase: Nem Jesus agradou a todos? Então… Implementar uma boa politica de gestão de benefícios e ganhar a aceitação de todos os colaboradores não é uma tarefa fácil. Para que tudo dê certo e tenha aceitação de todos, precisamos estar engajados em estudar e planejar o processo.
Oferecer benefícios por obrigatoriedade não é o melhor caminho a seguir. Uma gestão de benefícios de qualidade melhora o relacionamento da empresa com seus colaboradores e contribui na produtividade. Nós precisamos sentir que a empresa se preocupa com a gente! Não é verdade?
Mas como começar um boa politica de implantação de benefícios, contando com todas essas variáveis? A resposta é: Planejamento.
Necessidade dos empregados
Fazer uma pesquisa para que tenhamos conhecimento dos interesses dos colaboradores e o que eles esperam que a empresa possa oferecer. Necessidades podem ser diferenciadas de acordo com o nível do cargo, momento particular na vida do colaborador. Caso a intenção seja um plano de benefícios com pacotes diferenciados para grupo de colaboradores. Sempre é bom colocar em lista os benefícios que poderão ser oferecidos na pesquisa, o colaborador deverá escolher qual melhor se encaixa em seu perfil e por quê. Nesta listagem só poderão conter benefícios que possam ser realmente oferecidos.
Pesquisa do quanto à empresa pode arcar
Analisar o cenário interno e externo é de muita importância. Certificar que os benefícios não estejam abaixo da média do mercado e do concorrente para existir um bom fator competitivo. Isso atrai e retém os talentos.
Controle os Custos
Considerando toda a preferência dos colaboradores, só poderá ser oferecido um pacote de benefícios que possam caber no bolso de sua empresa. Aumentar a motivação da equipe é ótimo, porém tudo dentro do orçamento da empresa. O custo inclusive de pacotes de benefícios de acordo com o nível de cargos também deverá haver equilíbrio, pois não deve haver favorecimentos para que haja dificuldade de aceitação.
Busque parcerias
Uma boa tática de implantar benefícios sem danos ao orçamento é buscar negociar com outras empresas. Pode ser trocando serviços e assim poderá ser oferecidos descontos, gratuidades, redução do custo. Claro, tudo sob um contrato.
Comunicação efetiva aos colaboradores
Depois de finalizado o processo com muita clareza deverá ser anunciado os benefícios e como será o funcionamento, inclusive tratar o assunto benefício x desconto em folha (caso haja) com muita atenção.
O melhor canal é e-mail e intranet para colaboradores da estratégia e administrativos, quadro de aviso e reunião geral para a operação.
O segredo está no planejamento. Para isso você pode contratar uma empresa para te auxiliar em todos os processos como: análise de cenário, financeiro, preparação de dados, vantagens e implantação de política para benefícios! Se precisar, conte com a gente para isso e qualquer dúvida só me chamar.
Curtiu? Compartilha e ajuda e ajude a gente a divulgar este artigo.

Maria Clara
Assistente de Departamento Pessoal e Recursos Humanos da Acedata Contabilidade. Sou graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá, com experiência em Administração de Pessoal e implantação de projetos e mudança de cultura envolvendo Recursos Humanos.