Flexibilização da quarentena no Rio de Janeiro terá 6 fases
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou na data de ontem (01/06) a flexibilização gradual da quarentena, que será realizada em 6 fases. A partir de hoje, ficam liberadas atividades em igrejas e na orla, mas nada de abusar, é só pra dar um “tibum”, nadar e ir pra casa, não é permitido ainda ficar descansando na areia.
Toda essa flexibilização será realizada em 6 fases, respeitando intervalos de 15 dias entre cada uma delas, e a taxa de mortes e infecções será avaliada semanalmente, portanto, uma flexibilização controlada, lenta e gradual.
Segundo Crivella, o município não registra filas por leitos em UTIs destinados à covid-19 neste momento, por este motivo foi possível começar a reabertura gradual.
Calendário das Fases para a reabertura gradual:
- Fase 1: 02/06 até 16/06
- Fase 2: 17/06 até 01/07
- Fase 3: 02/07 até 16/07
- Fase 4: 17/07 até 31/07
- Fase 5: 01/08 até 15/08
- Fase 6: 16/08 em diante.
O que já está permitido durante a primeira fase:
- Atividades esportivas em CTs – Centro de treinamento;
- Atividades físicas nos calçadões e na orla da cidade Atividade aquática individual no mar (só um “tibum”, nada de ficar na areia);
- Atividades em igrejas (seguindo protocolos de desinfecção do ambiente);
- Comércio em lojas de móveis;
- Comércio em concessionárias de automóveis – Impossibilitados de realizar feirões ou qualquer tipo de evento.
Segundo o superintendente da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Flávio Graça, a primeira e a segunda fases serão extremamente restritivas e cautelosas. (…) A ideia é fazer o escalonamento de atividades para causar o mínimo de impacto nos transportes”.
Durante a primeira fase o comércio continua a funcionar, porém, só com as atividades essenciais, já os shopping centers irão abrir somente na segunda fase com regras rigorosas e específicas, como por exemplo a modificação do horário de funcionamento de 12h às 20h, redução da capacidade do estacionamento para 1/3 e distanciamento social dos clientes de 2m (coisa impossível de se controlar).
É possível ver o plano de retomada gradual em um quadro resumo, abaixo:

Vejamos abaixo o plano de retomada do prefeito Marcelo Crivella, organizado por atividade econômica:
Setor de varejo
Setor de alimentação e academias
Serviços, educação e turismo
Estética e circulação em ambientes externos
Saúde e atividades religiosas
Cultura
Esporte e lazer
Dentre todas os setores à retornarem, o mais preocupante é a rede de ensino pública e particular, que já prevê retorno para agosto, porém, segundo o prefeito Marcelo Crivella será necessário que o plano de retomada seja seguido a risca e que todos os parâmetros estejam favoráveis para que isso aconteça.
Multa para quem descumprir as regras
Crivella afirmou que a Vigilância Sanitária aplicará multas e penalidades para quem descumprir as normas estabelecidas, variando de R$500 a 2 mil reais, podendo ainda o estabelecimento infrator ter sua licença sanitária cassada.

Deolindo Oliveira
Empresário Contábil e Customer Success da Acedata Contabilidade. Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Facha, pós-graduado em Marketing Digital pela INFNET-RJ, Bacharelando em Ciências Contábeis pela UnigranRio e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coach. Apaixonado por transformar a vida de empresários e empresas.