Posso fazer dropshipping no Brasil

O dropshipping está se tornando algo muito comum no mundo do e-commerce. A vantagem do dropshipping é que você pode vender para seu cliente com estoque de terceiros. A grande pergunta que não quer calar é: Posso vender para meu cliente final, utilizando estoque de terceiros? Essa operação é legal aqui no Brasil?
Antes de responder qualquer questionamento, precisamos entender o que realmente significa fazer dropshipping!
O Dropshipping nada mais é do que uma forma de comércio na internet, que funciona da seguinte forma: Você anuncia que tem um produto, disponibiliza na sua loja virtual, no mercado livre ou em qualquer outra forma digital de venda, com todas as especificações de prazo de entrega e pronto. O cliente acessa seu produto, compra e recebe onde ele solicitou que fosse a entrega.
Parece uma operação super básica, se não fosse por um detalhe: Você não tem a mercadoria em estoque!
Neste artigo vamos ver se esse tipo de operação é legal e se isso pode gerar alguma tipo de problema para sua empresa:
Como funciona o Dropshipping no Brasil
Já vimos que o dropshipping é uma modalidade do comércio eletrônico na qual o lojista não mantém o estoque dos produtos que comercializa, atuando apenas como um intermediário nas vendas.
Neste modelo de negócio, o lojista ao invés de gastar dinheiro comprando produtos e fazendo estoque próprio, enviando conforme os clientes compram, o lojista solicita junto ao fornecedor o produto, depois que o consumidor já fechou a compra, e a mercadoria é enviada diretamente do parceiro para o cliente.
Utilizando este formato, o lojista não precisa se preocupar em administrar as etapas de separação, embalagem, despacho e acompanhamento do pedido, facilitando a gestão logística do negócio, que torna sua venda muito mais fácil e barata.

Dropshipping pode no Brasil?
Claro que pode! Afinal, o dropshipping é intermediação de negócios, nada mais do que isso. Nessa modalidade você se preocupa apenas em relacionamento para vender “sua” mercadoria.
O dropshipping não é ilegal e se você não faz, pode estar perdendo dinheiro!
Vale a pena investir em Dropshipping?
Se você está começando agora a vender pela internet ou tem um conhecimento de vários fornecedores, não têm capital para ter um estoque próprio e dinheiro para girar seu caixa, fazer dropshipping pode ser um meio para começar seu negócio na internet.
Se ter dinheiro para investir é um problema, outro maior ainda é cuidar da logística das suas vendas. Custa caro e dá um puta trabalho. Arcar com frete de transportadoras é bem caro, e na outra ponta, contar com a boa vontade e expertise dos Correios é algo desanimador. Na modalidade de dropshipping, a logística é de responsabilidade do seu fornecedor, o que melhora a etapa de despacho, entrega do produto e consequentemente a experiência de compra do seu cliente.
Economizar no início com coisas complexas e que demandam grana, dará a oportunidade de investir em outras áreas, como marketing, atendimento e usabilidade do seu site, gerando maior interação com quem compra na sua loja.
Lembre-se: Você não possui um estoque físico que poderá encalhar na sua loja, então alegre-se, Dropshipping é vida!
Como legalizar a minha empresa de Dropshipping?
Nós acreditamos que se você chegou até aqui é porque já verificou quais produtos irá vender, quais fornecedores irá trabalhar, se eles trabalham com essa modalidade de negócio, quais serão seus prazos de entrega, suas políticas de trocas e devoluções, e outras coisas que envolvem um bom planejamento para ter sucesso na sua empresa. Agora então já podemos passar para o passo seguinte: Legalizar seu dropshipping!
Não comece seu negócio sem legalizá-lo! Um negócio 100% legalizado gera confiabilidade, sem isso, você pode ficar queimado no mercado e quebrar antes mesmo de existir de fato.
Na hora de legalizar um dropshipping, surgem várias dúvidas, inclusive de contadores. Apesar de ser um negócio simples como qualquer um outro, a atividade a ser enquadrada parece um grande mistério.
Já dissemos logo no início deste artigo que o dropshipping nada mais é do que ligar seu cliente a uma mercadoria específica que não é sua, logo, caracterizamos esse tipo de negócio como intermediação de negócios.
Nessa modalidade sua empresa pode ser uma ME (microempresa), podendo optar pelo Simples Nacional, lembrando que em alguns casos, essa modalidade não é a mais indicada, mas para isso é preciso fazer conta. Consulte seu contador para que ele possa te ajudar com isso, ou fale com a gente.
Quem são os líderes de mercado no dropshipping no Brasil?
Não é surpresa que o dropshipping ganha adeptos no mundo inteiro. O baixo investimento e a facilidade para implantar essa modalidade de negócio, fez com que se tornasse bem popular no Brasil. No cenário internacional, tornou-se muito lucrativo, devido a facilidade de importação dos produtos “xingue-lingue” dos nossos amigos Chineses e até dos EUA.
Existem várias empresas que hoje são referência de modelo de negócio:
- Empório Bags: empresa que atua com acessórios femininos em geral, como bolsas, carteiras, cintos e outros;
- Imagem Folheados: no mercado de dropshipping para bijuterias folheadas em ouro e prata;
- Atacado Barato: comercializa acessórios em geral, além de roupas e calçados;
Viu lá, nada de mais. Depois de entender um pouco sobre o dropshipping, como ele funciona e como legalizar, qual será sua opinião, vale ou não vale a pena investir nessa modalidade?
Ainda tem dúvidas sobre o dropshipping no Brasil? Mande uma mensagem via whatsapp clicando aqui e tire suas dúvidas.

Deolindo Oliveira
Empresário Contábil e Customer Success da Acedata Contabilidade. Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Facha, pós-graduado em Marketing Digital pela INFNET-RJ, Bacharelando em Ciências Contábeis pela UnigranRio e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coach. Apaixonado por transformar a vida de empresários e empresas.