7 motivos para que a sua empresa tenha um sistema de gestão financeira

Nos dias de hoje, ter sucesso, uma empresa que dê lucros e seja rentável é uma tarefa complexa que requer bastante dedicação dos empreendedores, além de exigir uma série de outras habilidades, dentre elas a gestão e execução de um controle financeiro que seja eficiente.
Calma… Eu sei que no mundo das PMEs, por muitas vezes encontramos o cenário em que o empresário “assovia e chupa manga” ao mesmo tempo, sendo ele responsável por 2 ou mais setores.
Apesar dessa “vida loca”, é imprescindível que as empresas façam o controle financeiro, se quiserem entender como sua empresa caminha no mercado. Vamos dar olhada nesse artigo 7 motivos para que a sua empresa tenha um sistema de gestão financeira.

A gestão financeira é, sem dúvidas, uma das maiores responsabilidades dos empresários. É sabido entre os empreendedores que a falta de controle financeiro é uma das causas mais relevantes para o fracasso de inúmeras empresas no país. Não fique achando que impostos vão quebrar a sua empresa!
Dá uma olhada aqui neste estudo realizado pelo Sebrae em 2016 sobre a Mortalidade das empresas.
1. Automatização de processos na gestão financeira
Plataformas de gestão financeira automatizam tarefas burocráticas e repetitivas dos profissionais. Exemplos disso são as contas a pagar e a receber da empresa, que podem ser gerenciadas de maneira automática em um sistema de gestão.
Com a automatização, os processos ficam mais organizados, e o trabalho, mais simplificado, já que todas as informações do negócio são integradas em um único local, com isso é visível o aumento de produtividade e redução de custos.
2. Armazenamento dos arquivos e informações
A maioria dos sistemas de gestão financeira funcionam em núvem, ou seja, o acesso da ferramenta é feito online a partir de qualquer dispositivo com internet.
Sem instalar nada em seu computador, as informações ficam disponíveis de qualquer lugar do planeta, quem sabe, até de fora dele, assim, o empresário terá sempre os dados em mãos! Perfeito isso!
Além disso, a nuvem gera mais segurança para o armazenamento dos dados e dos arquivos, eliminando as chances de perder informações importantes devido a problemas em computadores ou comprometimento de arquivos digitais, por exemplo.
3. Relatórios financeiros
É fácil encontrar no mundo de hoje, vários empresários que gerenciam a sua empresa pelo “achismo”. Eu acho que a operação dá lucro… Isso é muito mais comum do que pensamos.
Só temos o total conhecimento quando temos em mãos, elementos que possam traduzir o que “achamos”. Um boa plataforma de gestão financeira consegue entregar relatórios precisos e com um bom visual!
Essas ferramentas são capazes de gerar relatórios automatizados sem que o empresário precise dedicar seu tempo à tarefa.
Assim, ele consegue destinar suas horas de trabalho ao que realmente importa: analisar os dados financeiros e das outras áreas do negócio e, a partir deles, tomar decisões com maior consciência e embasamento.
4. Controle financeiro
Eu duvido que se o seu filho pedir uma grana, você vai dar para ele sem saber pra onde vai aquele dinheiro. Na vida empresarial é a mesma coisa. Todo empreendedor precisa saber para onde está indo o dinheiro do seu negócio.
Como todas as informações ficam registradas no sistema de gestão, é possível identificar se a empresa está fazendo bons investimentos, analisar onde estão os gargalos de custos e controlar o fluxo de caixa.
Essas informações são importantes para que o empresário, junto ao contador, possa fazer a projeção de investimentos e o planejamento financeiro de longo prazo.
5. Redução de erros
Só é necessário inserir os dados no sistema de gestão uma vez. Enquanto isso, outras atividades, como conciliação bancária, podem ser automatizadas.
Imagine a sequência de eventos: venda, nota fiscal, integração contábil, conciliação bancária, fluxo de caixa, estoque e relatório financeiro com um único sistema.
Dessa forma, reduzem-se as chances de falhas no registro de dados que poderiam comprometer a análise do negócio. O retrabalho fica no passado, e a margem de erro, em um nível mínimo.
6. Integração entre as áreas
A troca de informações entre os setores da empresa torna-se mais ágil a partir do sistema de gestão financeira.
Como todos os dados estão armazenados em um local único, erros de comunicação são praticamente nulos. O processo também é agilizado, uma vez que os colaboradores têm fácil acesso à ferramenta.
7. Integração contábil
A troca de informações entre o empresário e o contador precisa ser o mais eficiente possível para que o fechamento mensal ocorra dentro do prazo.
Seu contador terá mais tempo para ajudá-lo na gestão de seu negócio!
Mas são tantos documentos e dados, que transferi-los manualmente pode levar a erros. Uma plataforma de gestão financeira pode fazer isso automaticamente.
Dá uma olhada também como uma boa gestão financeira pode diminuir as despesas na sua empresa!
Então, achou interessante? Tem dúvidas? Fala com a gente!