Quais indicadores financeiros são importantes para sua empresa

Seu contador te envia todos os relatórios com indicadores financeiros da sua empresa. Você dá uma olhada rápida, não entende nada, e guarda bem guardado lá no fundo da gaveta, em um local seguro e apropriado.
Afinal, pra que serve esse treco?
Primeiramente, tenha em mente que se o seu contador te enviou, deve ser importante. Entretanto, você sempre vai se perguntar: Será que é importante mesmo? Como esses relatórios podem impactar no meu negócio e direcionar a minha tomada de decisão?
Afinal, tudo isso são terríveis mistérios do cotidiano empresarial! rs
Com diz o Fred de Scooby-Doo:
“É Turma… Parece que temos um novo mistério nas mãos.”
Bora lá desvendar!
Nesse artigo você vai encontrar:
- O que são os relatórios financeiros?
- Quais relatórios precisam ser acompanhados pelos administradores?
- Por que é tão importante acompanhar os indicadores financeiros?
- Quais os indicadores financeiros mais importantes para o seu negócio?
- Conclusão
O que são os relatórios financeiros?
Os relatórios financeiros são ferramentas de extrema importância para o gerenciamento financeiro do negócio (parece até frase feita). Através da análise correta dos dados registrados nesses relatórios podemos verificar de fato como está a saúde financeira da sua empresa.
Dessa forma, através desses relatórios, conseguimos identificar quais as fontes de recursos da empresa e para onde estão sendo direcionados esses mesmos recursos.
Assim, é impossível que esses dados sejam controlados sem que se faça uso desses registros.
Tá duvidando?
Deixa eu te perguntar? O que você comeu no almoço da segunda feira passada?
Não sabe responder? Calma! você é um ser humano normal com limitações como qualquer outro.
Só não vale querer dizer pra mim que lembra de todos os pagamentos que fez na sua empresa, de todo dinheiro que entra e que sai. Vamos combinar, de cabeça não dá pra controlar mesmo e, é ai que os relatórios financeiros entram para ajudar aos meros mortais no gerenciamento financeiro.
Se você não registra, não controla. Se não controla, não gerencia. E se não gerencia vai contar com a sorte e nem sempre ela está voltada para os nossos desejos.
Quais relatórios precisam ser acompanhados pelos administradores?
Se você tem um suporte contábil já deve ter ouvido falar sobre alguns relatórios financeiros que são gerados e acompanhados contabilmente.
Entre eles podemos destacar:
- DRE – Demonstração de Resultados do Exercício
- Balanço Patrimonial
- Balancete de Verificação
Todos muito valiosos para a gestão financeira, todavia precisam ser alimentados com informações precisas e verdadeiras(quando a gente diz que não vale mentir para o seu contador, é disso que estamos falando. Se mentir, você também não irá para o céu).
Existem muitos outros relatórios financeiros que são mais utilizados, ou menos, depende muito do porte da empresa e o ramo de atividade. Além disso, você pode usar relatórios gerenciais de acordo com a sua necessidade de controle, entretanto, é super importante que mantenha esse registro.
Por que é tão importante acompanhar os indicadores financeiros?
Navegar é preciso, mas de olhos fechados você se arrebenta!
Os indicadores financeiros são como óculos de grau para pessoas com miopia, ajudam a enxergar melhor o que está acontecendo na sua empresa, portanto, em posse das informações que são geradas, os gestores direcionam melhor suas forças e recursos, o que torna a tomada de decisão mais precisa e correta.
O ministério da saúde financeira adverte, se sua empresa apresenta sintomas de falta de caixa, atraso de recebimentos e atraso nos pagamentos a fornecedores, inegavelmente pode estar sofrendo de miopia financeira, e por consequência, sérios problemas de gestão.
Acompanhe seus indicadores financeiros e aplique a medicação, ops, a solução indicada para cada problema.
Quais os indicadores financeiros mais importantes para o seu negócio?
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa !
Cada negócio é único, por esse motivo, podemos entender que os melhores indicadores financeiros para o sua empresa são aqueles que atendam a sua demanda de controle.
Por fim, a análise financeira não pode ser feita levando em consideração um único indicador, é preciso fazer um levantamento de vários indicadores financeiros para entender como cada um deles influenciam na saúde da empresa, portanto recomendamos que leve em consideração:
A Estrutura de capital:
Valores que mostram o endividamento do negócio, sem se esquecer da capacidade de pagar os juros de dívidas e fazer a gestão crescer.
A Atividade:
Apontam a velocidade com que a sua empresa é capaz de realizar e aumentar as vendas, representando o total de atividades que aconteceram no intervalo em análise;
A Liquidez:
Definem se o negócio consegue ou não cumprir as suas obrigações antes dos vencimentos;
A Rentabilidade:
Evidenciam os lucros da gestão em relação aos ativos, investimentos e quantidade de vendas do negócio em diferentes períodos.
Defina exatamente quais são suas prioridades, e direcione sua estratégia para responder a isso.
- Quer reduzir custos?
- Aumentar a receita?
- Do que a sua empresa precisa neste exato momento?
Uma vez respondido essas perguntas (parece fácil mas não é), escolha os indicadores voltados à solução do seu problema e crie uma rotina para analisá-los, interpretá-los e comparar os dados obtidos com o que foi planejado.
Agora que você já sabe as perguntas e tem as respostas, está na hora de eu te apresentar os indicadores financeiros mais utilizados, que por consequência irão te ajudar a iniciar o processo de análise na sua empresa:
1.Retorno sobre investimento – ROI
Se o seu mentor empresarial, aquele que você segue lá no “insta”, nunca falou sobre “ROI”, alguma coisa está errada, rs.
Esse indicador financeiro é super popular entre as novas metodologias de negócio(e antigas também), ele mostra quanto dinheiro você está ganhando ou perdendo com os seus investimentos, seja com uma campanha de marketing, um evento promocional, etc…
Seu cálculo é feito da seguinte forma:
ROI = (Ganho Conquistado – Investimento Inicial) / Investimento Inicial
2 – Margem de contribuição
Você vende muito e tem prejuízo?
A margem de contribuição irá ajudar a identificar o que ta acontecendo com o seu negócio (que loucura é essa?), mas não se espante, é muito comum isso acontecer.
É uma métrica que revela quanto do preço de um produto ou serviço colabora para pagar as despesas e gerar lucro. Portanto se você estiver vendendo muito, mas com uma pequena margem de contribuição, provavelmente, seu preço está errado e sua empresa enfrentará problemas para fechar as contas ao final do mês.
Encontramos a margem de contribuição pelo seguinte cálculo:
Margem de Contribuição = Valor de venda unitária – (Custo Variável Unitário + Despesa Variável Unitária)
3 – Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio, demonstra quanto você deve faturar, a fim de equilibrar as suas contas.
Quanto você precisa vender para ficar no zero a zero, não tem lucro mas também não tem prejuízo. Essa informação faz com que você encontre a estabilidade da gestão. Se o ponto de equilíbrio estiver muito distante, há algo de errado em sua capacidade produtiva, e você precisa tomar alguma atitude para mudá-la, portanto, para calcular o ponto de equilíbrio, basta entender que:
Ponto de Equilíbrio = Despesas fixas / Margem de Contribuição
4 – Lucratividade
Agora eu vou chocar as famílias brasileiras, tirem seus filhos da sala!
Lucro e Lucratividade não são a mesma coisa!
O lucro é aquele saldo tão desejado pelos empresários. Representa o saldo positivo que fica descontando do seu faturamento todos os seus custos e despesas operacionais.
Já lucratividade é o percentual de rentabilidade do seu negócio como um todo. Indica o peso do lucro em relação as suas vendas. Muitas vezes as empresas apresentam um lucro muito pequeno em relação ao seu volume de vendas, nesse caso a lucratividade da empresa será baixa. Por fim, calcular a lucratividade é tarefa simples e pode ser representada pela seguinte equação:
Lucratividade = Lucro Líquido / Vendas
Todas as informações que compartilhamos aqui nesse post são super importantes para uma boa gestão do seu negócio, seja ele qual for, entretanto são apenas uma pequena ponta de um grande iceberg que é o mundo da gestão financeira.
Como administrador, gestor, ou até mesmo como sócio de uma empresa é super importante se manter atualizado e se educar financeiramente.
Mas sabemos que na prática a teoria é outra, nem sempre conseguimos atender todas as demandas que nossa empresa precisa.
Aí é que entra a necessidade de ter um contador como parceiro, dando suporte na tomada de decisão e evitando tantos e tantos problemas antes mesmo que você perceba que eles existem.
Conte com a gente sempre!
Gostou do artigo ? deixe seu comentário e ajude a melhorar o conteúdo que publicamos, sua opinião é super importante para a gente.

Jennifer Christine
Assistente Contábil na Acedata Contabilidade. Sou formada em Contabilidade pela Mackenzie Rio e Gestão Financeira pela 4Blue. Apaixonada por finanças desde pequeninha e amante da Contabilidade Gerencial como forma de dar vida às empresas.