Saiba como realizar uma política de benefícios em sua empresa

Implantar uma boa gestão de benefícios em empresas de pequeno e médio porte pode ser um desafio para o setor de Recursos Humanos.
Atualmente o nosso concorrente dispõe de benefícios para engajamento do colaborador, redução de índices de absenteísmo e melhor produtividade. Inclusive há quem diga que ter uma boa política de benefícios pode reter mais o colaborador do que o próprio salário em si.
Embora haja grande facilidade para optar por uma política de benefícios, existe a dificuldade de gerar esse projeto, trazendo prejuízos para a empresa.
Para te ajudar nessa decisão estratégica, preparamos algumas dicas para realizar uma política de benefícios em sua empresa alinhada ao compliance estratégico, veja abaixo:
Planeje sua política de benefícios:
O primeiro passo é criar a política de benefícios, estruturar e planejar. Começar aplicando uma pesquisa de campo com os colaboradores, analisar necessidades apontadas, analisar benefícios de acordo com o nível do colaborador para que haja equilíbrio no financeiro.
A vantagem é que a melhoria da qualidade de vida do colaborador vai impactar no seu desempenho!
Qual benefício escolher?
Ainda que seja uma opção simples como: Vale Refeição, Desconto Universitário. A necessidade de oferecer benefícios além dos engessados é estar com a equipe motivada, claro que alinhado com uma boa política de engajamento de objetivos e resultados, salários compatíveis com o mercado.
Porém, a gestão precisa ser eficaz, com estratégia e de acordo com o que a empresa pode arcar, a gestão de benefícios precisa ser transparente entre Recursos Humanos e Diretoria.
A melhor forma de gerir isso é contratando um serviço especializado nisso!
Independente do porte empresarial é sempre bom que haja uma consultoria imparcial para que possam ser traçadas as melhores estratégias. Visão de mercado, políticas e compliance.
Padronize a gestão de benefícios:
Adotar ferramentas para padronizar a gestão, conforme será realizado o projeto de acordo com a política estabelecida, exemplo: desconto em folha, pago integralmente pelo empregador, para que haja o máximo de transparência na relação empregado e empregador, com intuito de reduzir erros e prejuízos é essencial a busca de uma consultoria.
Ainda que seja um investimento, à longo prazo os processos estarão padronizados e não haverá possibilidade de erros no gerenciamento. Passar a bola para quem entende é melhor do que ficar sempre na trave.
Melhorar qualidade de vida, tornar o seu negócio competitivo, diminuição de turnover, aumentar a produtividade são vantagens de uma gestão de benefícios eficaz.

Maria Clara
Assistente de Departamento Pessoal e Recursos Humanos da Acedata Contabilidade. Sou graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá, com experiência em Administração de Pessoal e implantação de projetos e mudança de cultura envolvendo Recursos Humanos.