8 dicas para utilizar o whatsapp Business no atendimento ao cliente

Como o whatsapp vai ajudar no seu negócio?
Um relatório da empresa de análise App Annie, mostrou que o whatsapp é o aplicativo mais popular do mundo! Um outro fato sobre sua popularidade, é que de acordo com um levantamento da Conecta, do IBOPE Inteligência, o aplicativo já era utilizado por 93% dos brasileiros em 2015, deixando o Brasil sempre no top 3 dos países com maior uso do WhatsApp.
Se liga nesse gráfico da pesquisa realizada:
Em todo planeta terra (não sei nos outros), são mais de 1 bilhão de usuários em mais de 180 países. Com todo esse potencial, as empresas começaram a adotar esse canal para realizar atendimento mais próximo, adotando um forte política de estreitar o relacionamento com seus clientes, fazendo do whatsapp uma ferramenta de trabalho poderosa.
Além de ser utilizado por um número exorbitante de pessoas, o aplicativo pode ser baixado em celulares com Android, iPhones (iOS) e também pode ser acessado pela versão Web em computadores, o que já facilita a usabilidade nas empresas.
Para muitos empreendedores, adotar o whatsapp na empresa ainda é um grande mistério e até mesmo um tabu de produtividade, mas fique tranquilo. Nós iremos mostrar as melhores formas para implantar e trabalhar com o whatsapp na sua empresa e dar um “upgrade” no relacionamento com seus clientes.
Confira, a seguir, 8 dicas para aproveitar ao máximo as funcionalidades do WhatsApp Business e aprimorar a comunicação com seus clientes.
1) Você não precisa de um número de celular disponível
Hein?! É isso mesmo que você leu. O WhatsApp Business permite que você adicione um número fixo ao perfil da sua empresa, então, você não precisa ter um número de celular disponível para que ele funcione. No nosso caso, o número do whatsapp em nosso celular, corresponde ao telefone fixo 21 2280-2299.
2) Preencha todas as informações do perfil
Não deixe de preencher completamente seu perfil empresarial, ele servirá como um cartão de visitas prático para o cliente encontrar informações úteis do estabelecimento, como endereço, telefone e horários. Tudo preenchido passará mais confiança e credibilidade, mostrando de fato, que ele está se comunicando com alguém da empresa. Tente não deixar nenhuma informação de fora. O que para você parece irrelevante, para seu cliente pode ser necessário.
Não deixe nunca de adicionar uma foto de perfil com a marca da empresa, isso ajuda o cliente a identificar seu negócio. Se mudar alguma coisa, não se esqueça nunca de alterar.
3) Respostas rápidas ajudam bastante
Sabe aqueles chats que aparecem nos sites? Na maioria das vezes você não está falando com pessoas, e sim, com robôs que possuem pré-cadastradas respostas para vários tipos de questionamentos. O Whatsapp Business possui uma ferramenta muito parecida que o ajudará a resolver facilmente algumas dúvidas dos seus clientes.
A rapidez com que você resolve um problema usual, pode passar uma boa impressão no atendimento e ajudar a conquistar novos clientes pelo app.
O recurso evita que seja preciso digitar mensagens longas, como cardápios e tabela de preços, manualmente a cada solicitação. Utilizando comandos que você mesmo pode cadastrar no app, as mensagens são completadas automaticamente, agilizando o atendimento e evitando demora nas respostas.
4) Responda automaticamente sem digitar uma linha
O cliente não gosta de esperar, não é verdade? Imagine sair para resolver um problema e esquecer o Whatsapp Business lá paradão, sem qualquer resposta? Isso pode afetar o relacionamento com seu cliente e isso não é interessante para o seu negócio.
Com o Whatsapp Business você poderá enviar mensagens automáticas, que são enviadas inclusive em horários fora do expediente. É possível criar uma mensagem personalizada de ausência, indicando o dia ou hora em que o atendimento será retomado, ou um texto de saudação, informando que você está disponível e que o cliente será atendido em breve, iniciando a conversa de forma amigável.
5) Crie grupos e listas de transmissão segmentadas
Seja pró-ativo com seus contatos criando grupos e listas de transmissão para enviar informações interessantes ao seu grupo. Para que isso seja possível, o contato precisa cadastrar o número que você está utilizando no app. Sugiro que você crie uma mensagem automática, solicitando que ele já cadastre o número!
Se optar por criar grupos, as mensagens serão entregues para todos os contatos do seu grupo e a interação será realizada em conjunto, ou seja, todos terão acesso aos números cadastrados e as mensagens divulgadas e trocadas.
Já uma lista de transmissão reúne destinatários pré-determinados para que você possa enviar a mesma mensagem rapidamente para vários contatos de uma vez, e, quando há interação, é realizada diretamente entre você e seu contato, fica algo muito mais reservado.
6) Organize seus contatos com etiquetas
As etiquetas do WhatsApp Business permitem que você organize os contatos e as conversas. Portanto, explore este recurso.
Você pode criar etiquetas para marcar quais são os novos clientes, quais têm pagamentos pendentes ou finalizados, etc.
7) Feedbacks em tempo real
Peça feedbacks aos seus clientes. Se realizaram uma compra, pergunte o que está achando do produto, se ficou satisfeito, isso é top!
Crie uma relação diferente com seu público, aproxime-se dele e ganhará com toda certeza, um fã da sua marca. Fazendo isso espontaneamente, você consegue se antecipar a uma crítica do seu produto ou serviço nas redes sociais e solucionar a dor do seu cliente.
8) Analise seus números
Enviar as mensagens e não analisar os números gerados por ela, de nada adianta. Os números são fundamentais para entender o comportamento do seu cliente. Esse recurso pode ser útil para verificar as mensagens transmitidas pela sua empresa, estão impactando seus clientes ou para identificar as melhores maneiras de se comunicar com eles.
Nas configurações do app, é possível saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de mensagens recebidas em sua conta.
Viu só, não é nada difícil!
Duvido que não tenha curtido essas dicas de como trabalhar com WhatsApp! Comece agora mesmo a utilizar o Business e amplie seu atendimento, melhore o relacionamento e fidelize seus clientes!
Se mesmo com essas dicas, ainda sente dificuldade em configurar seu Whatsapp Business, basta clicar aqui e mandar um zap pra gente.

Deolindo Oliveira
Empresário Contábil e Customer Success da Acedata Contabilidade. Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Facha, pós-graduado em Marketing Digital pela INFNET-RJ, Bacharelando em Ciências Contábeis pela UnigranRio e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coach. Apaixonado por transformar a vida de empresários e empresas.